Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

O Pequeno Dicionário – sexta edição (1946)
 
A primeira alteração que ocorre nesta edição não está diretamente relacionada às acepções, mas a um elemento morfológico no corpo definicional. Trata-se da palavra progredir, que recebe a classificação verbal “Irregular. Conjuga-se como o verbo agredir”.
Ocorre alteração também em progressista: “progressista, adj. e s. m. e f. Que, ou pessoa que é favorável ao progresso; partidário do progresso”. Nesse verbete a classificação morfológica deixa de ser somente como adjetivo (adj.) e passa a haver uma classificação também como substantivo masculino e feminino (s. m. e f). Desse modo, a palavra progressista assume duas categorias gramaticais, o que demonstra que seu emprego está se dividindo de modo que a língua apresenta outras possibilidades de sintagmatização, o que é acrescido ainda da duplicação do gênero, pelo qual se atribui à mulher um pensamento ou posição em relação à sociedade. Indicar a existência de dois gêneros para a palavra é indicar que homem e mulher podem ser progressistas, logo, que ambos têm participação nos processos sociopolíticos. As alterações morfológicas de classe e gênero em progressista indicam a produtividade da palavra na sociedade.
Ao ser inserida a classificação morfológica como substantivo, o sujeito verbal do enunciado definidor deixa de ser elíptico e passa a ser marcado por “pessoa”, o que reforça a possibilidade de dois gêneros: “Que, ou pessoa que é favorável ao progresso”. Ocorre ainda uma inversão em que “partidário do progresso” nas outras edições aparecia como primeiro enunciado definidor e nesta passa a ser o segundo. Com esta inversão, o que é “favorável” ganha destaque, pois passa a ocupar a primeira posição, e, mesmo não qualificando diretamente o progresso, o que é “favorável” é colocado na relação com ele.