Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

No que se refere às alterações, uma questão bastante interessante que ocorre no PDBLP é a mudança de posição entre as palavras progresso e progredir que são palavras-eixo nas relações analisadas e, em momentos distintos, cada uma ocupa o lugar de palavra-base nessas relações. Na primeira edição a palavra que é a base para a relação entre as cognatas é progredir, relação que é alterada, e, na terceira edição, a posição de palavra-base é ocupada por progresso. Essas relações indicam qual das palavras está em evidência, é mais conhecida, tem maior aprovação e ganha força na sociedade. Sendo assim, o PDBLP mostra que a partir de 1942, é a palavra progresso que ocupa essa posição de destaque e de maior aprovação pela sociedade, posição que é apresentada também no GNDLP e no DLP.
Esses sentidos de progresso enquanto palavras-base apresenta uma proximidade com as relações observadas para a palavra progresso na enunciação que se refere ao movimento político da marcha para o Oeste estabelecido pelo Presidente Getúlio Vargas. Nessas relações, analisadas em alguns textos publicados no jornal “O Estado de Mato Grosso”, a palavra progresso ocupa uma posição de destaque e funciona como sendo conhecida e importante para a sociedade, e como se seu sentido fosse evidente, por isso não são apresentadas definições. Esta palavra é ainda repetida muitas vezes, como se fosse um slogan ressaltando que “é preciso progresso”.  
Outro movimento muito importante que foi observado nos três dicionários, mas de modo diferente, é a relação entre a palavra progresso e o social. Sendo que no PDBLP o progresso é determinado, no que se refere ao social, na relação com bens materiais, com cultura, com vida social; no GNDLP o progresso está relacionado com as sociedades civilizadas, sendo uma característica dessas sociedades a busca pela perfeição e a felicidade, assim o progresso aponta para uma finalidade; no DLP o progresso é apontado como um movimento que é próprio da civilização e que, assim como no GNDLP, tem uma finalidade psíquica e que é própria da civilização: a busca pelos valores. Essas relações estão presentes na enunciação do jornal analisado, podendo ser observadas, por exemplo, nas contiguidades entre o progresso e a civilização, a cultura, os bens materiais, apontando sempre para uma finalidade: a evolução humana e o bem-estar. Desse modo, o progresso mantém um movimento geral na direção do favorável, do positivo.