Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

do social. Essa remissão é de grande importância para nossa análise, pois traz sentidos diretamente relacionados à nossa proposta de observar como as palavras significam a sociedade de maneira ampla e generalizada.
Esse acréscimo marcado como relativo à Sociologia reforça os sentidos de “adiantamento em sentido favorável”, e de “movimento”, e evidencia um novo sentido para progresso que passa a apresentar uma relação sociológica que indica acumulação e também mudança. Desse modo, é estabelecida uma ambiguidade na determinação de progresso, pois a caracterização social estabelecida reforça o sentido de mudança, inclusive pelo aparecimento de “transformações da vida social”, mas estabelece um sentido de continuação em direção ao que vai ser aumentado, acumulado: “conhecimentos objetivos”, “o significado e alcance da experiência humana”. O que pode ser tomado como acumulação, aponta o sentido de continuação.
Essas definições apontam uma polissemia para o verbete que tem como palavra-chave progresso, pois elas mantêm os sentidos evidenciados nas edições anteriores, de “movimento” e “adiantamento em sentido favorável”, e acrescentam para progresso o sentido de “continuação”. Essas novas relações produzem uma divisão de sentidos para o verbete. Nessa divisão é evidenciado um novo modo de dizer para progresso na relação com a sociedade, relação que agora os identifica e aproxima.
Nessas relações ocorre uma reconfiguração das palavras-eixo em que, pela direção da determinação, progresso se torna a palavra-base; ao passar a determinar progredir, determina também progressivo e progredimento. Isso parece indicar que está havendo uma inversão da prioridade enunciativa dessas palavras, em que progresso passa a ter os sentidos mais estáveis e/ou de maior circulação.
Essas determinações de progresso indicam novos sentidos para esse verbete, que passa a apresentar também um sentido de “acumulação” que aponta para a “continuação”, mas que não interfere na direção das outras determinações, que continuam produzindo o sentido de “adiantamento em sentido favorável”, observado desde o início das análises. A inserção de “transformações da vida social” intensifica o movimento em direção a esse sentido.
Já a quinta edição traz como alteração apenas a acepção relacionada à matemática de forma que apresenta os tipos de sequência numérica – aritmética e geométrica – diferenciando-as e esclarecendo que a razão é constante, mas como resultado de subtração ou divisão. Desse modo o sentido de constante se mantém, mas apontando para baixo, para um número que será menor.