Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

O Pequeno Dicionário – sexta, nona, décima e décima primeira edições (1946 – 1951 – 1963 - 1968)
 
Progredimento, s. m. Ato ou efeito de
Progredir, v. int. Caminhar para diante; avançar; ir aumentando; fazer progresso; evolver; rel. desenvolver-se; adiantar-se. (Irregular. Conjuga-se como o verbo agredir.)
Progressão, s. f. Progredimento; continuação; (Mat.) série de números ou termos entre cada um dos quais e o antecedente há uma razão constante; a progressão diz-se aritmética ou geométrica segundo a razão (constante) é por diferença ou por quociente.
Progressista, adj. 2 gên. e s. 2 gên. Que, ou pessoa que é favorável ao progresso; partidário do progresso; (Bras.) partidário da Regência do Padre Feijó.
Progressivo, adj. Que progride; que muda de lugar, andando; que segue uma progressão; que se vai realizando gradualmente; (Med.) (V. Paralisia).
Progresso, s. m. Movimento ou marcha para a frente; desenvolvimento; aumento; adiantamento em sentido favorável; (Sociol.) acumulação de aquisições materiais e de conhecimentos objetivos no quadro de uma cultura; fenômeno que tem como condição as transformações da vida social, e consiste num aumento de significado e alcance da experiência humana.                                                                                         
 
Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa
 
PROGREDIMENTO, s. m. De progredir + mento. Ato ou efeito de progredir.
PROGREDIR, v. r. v. Lat. progredi. Ir em progresso; avançar, prosseguir (intr.; tr. ind., com prep. com): “achando o caminho aberto progredira com mais rapidez” (Herculano). “deslumbrados com dois séculos de pacifico predomínio, adormeceram e pararam, quando fora de Portugal tudo caminhava e progredia” (Rebêlo da Silva). “A vida aperfeiçoa-se e progride com a própria destruição dos antecedentes organismos” (Latino Coelho). ? 2. Fazer progressos; desenvolver-se, adiantar-se (intr.; tr. ind., com prep. em): “Queria-se melhorar, mas em vez de progredir, retrogradou-se” (Rebêlo da Silva). “Ele progride nos seus estudos” (Aulete). ? 3. Ir aumentando (intr.).
PROGRESSÃO, s. f. Lat. progressio; progressionem. Desenvolvimento progressivo; progresso. ? 2. Continuação, sucessão. ? 3. Marcha ou movimento para diante. ? 4. Mat. Série de números que derivam sucessivamente uns dos outros segundo uma mesma lei.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA, s. f. Mat. Série de números, cada um dos quais é igual ao precedente, aumentado ou diminuído de certa quantidade constante, chamada razão.
PROGRESSÃO ASCENDENTE, s. f. Mat. Aquela cujos termos são cada vez maiores.
PROGRESSÃO DESCENDENTE, s. f. Mat. Progressão cujos termos vão decrescendo.
PROGRESSÃO GEOMÉTRICA, s. f. Mat. Série de números, cada um dos quais é igual ao precedente, multiplicado ou dividido por uma quantidade constante, chamada razão.
PROGRESSÃO POR DIFERENÇA, s. f. O mesmo que progressão aritmética.
PROGRESSÃO POR QUOCIENTE, s. f. O mesmo que progressão geométrica.
PROGRESSISMO, s. m. Tendência progressista.
PROGRESSISTA, adj. Relativo ao progresso ou a progressistas. ? 2. Partidário do progresso; que é favorável ao progresso. ? 3. Diz-se de um partido político em Portugal.
PROGRESSISTA, s. m. Partidário das ideias do progresso. ? 2. Membro de um partido político, que em Portugal se denominou progressista.
PROGRESSIVAMENTE, adv. De progressivo + mente. De modo progressivo; com progresso.
PROGRESSIVO, adj. De progresso + ivo. Que se adianta ou avança gradualmente. ? 2. Que se vai realizando gradualmente. ? 3. Que é cada vez maior. ? 4. Que progride; que segue uma progressão; que faz progressos.
PROGRESSO, s. m. Lat. progressus. Marcha ou movimento para diante. ? 2. Desenvolvimento, continuação ou acrescentamento de um ser, de uma ação. ? 3. Vantagem obtida; bom êxito. ? 4. Adiantamento, aperfeiçoamento, melhoramento. ? 5. Aumento progressivo e gradual. ? 6. Movimento progressivo da civilização e das instituições políticas; tendência do gênero humano para a sua perfeição, para a felicidade.
PROGRESSO DO TEMPO, s. m. O decurso ou o correr do tempo.
 
Dicionário da Língua Portuguêsa
 
progredir. (progri’di?) V. intr. Marchar para a frente com presteza. (Do lat. *progredere por progredi).
progressão. (progre’sã?) S F. Desenvolvimento progressivo, progresso. Continuação, sucessão. ? (Mat.) Série de quantidades que crescem ou decrescem segundo uma lei. ? - por diferença, aquela em que um têrmo é igual ao antecedente ou ao subseqüente menos a razão. ? - por quociente, aquela em que um têrmo é igual ao antecedente ou ao conseqüente dividido pela razão. (Do lat. progressione
progressista. (progre’sišta) Adj. Amigo do progresso. ? U.t.c.s. Pessoa progressista.
progressivo, a. (progre’sivu, a) Adj. Que progride gradualmente, que aumenta cada vez mais, que faz progresso. ? (Gram.) Que atua sôbre fonema seguinte (assimilação, dissimilação).
progresso. (pro’gr?su) S. masc. Marcha para frente. Desenvolvimento, continuação, acrescentamento de uma ação. Adiantamento, aperfeiçoamento. Aumento gradual. Movimento de melhoria da civilização, tendência para a perfeição, a felicidade, a riqueza, o bem-estar. (Do lat. progressu).
 
 
 
 
Data de Recebimento: 21/08/2012
Data de Aprovação: 22/02/2013