Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

se mantém, à permanência, manutenção. Quanto à acepção relacionada à Matemática, há um sentido de constância que aponta para a permanência e a continuidade. Essa duplicidade de sentidos apresentada para progressão indicam um movimento polissêmico em direções opostas na determinação dessa palavra.
Na sequência está a palavra progressista. Ela traz as seguintes acepções: “partidário do progresso”; “que é favorável ao progresso”. Nesse caso os enunciados definidores indicam um sujeito que sustenta uma posição, partilha dos ideais do progresso, pois é partidário dele ou favorável a ele. Esse verbete dá visibilidade a um conflito em relação à perspectiva de progresso, que pode não ser defendida por todos. Pela determinação de progresso sobre progressista, as relações que definem progresso definem também progressista. É interessante observar que “favorável” é uma qualificação posta também para o que define progresso, como pode ser visto logo adiante.
O verbete progresso tem como acepções: “movimento ou marcha para a frente”, “desenvolvimento”, “aumento”, “adiantamento em sentido favorável”. Essas acepções apresentam uma relação parafrástica com as acepções de progredir. Por exemplo: progredir é: “caminhar para diante”; “avançar”; “desenvolver-se”; “ir aumentando” e progresso é: “movimento ou marcha para a frente”; “desenvolvimento”; “aumento”; “adiantamento em sentido favorável”. Elas produzem um sentido de evolução favorável.
As outras acepções apresentadas em progredir e progresso são correlatas (variam apenas de categoria gramatical), com exceção de “avançar” que sendo acepção de progredir não tem uma correlata em progresso.
Antes de progresso, o dicionário traz o verbete progressivo. Esse verbete, assim como progressão, também apresenta o movimento polissêmico bidirecional, pois é possível observar sentidos que apontam duas direções distintas. Sendo apresentado para progressivo um conjunto de acepções da seguinte forma: “que progride”; “que muda de lugar, andando”; “que segue uma progressão”; “que se vai realizando gradualmente”. As acepções “que progride” e “que muda de lugar, andando”, produzem um sentido de movimento. Já nas acepções seguintes “que segue uma progressão”; “que se vai realizando gradualmente” é evidenciada uma relação com uma das acepções por sinonímia de progressão, “continuação” indicando um sentido de permanência.
Nessas edições, as palavras progresso e progredir são palavras-eixo do conjunto de definições dos verbetes analisados, porque elas determinam as outras palavras; são as palavras em torno das quais todas as outras significam. Neste momento a palavra-base[11] é progredir, pois a maioria das palavras analisadas se concentra em torno dela.


[11] Utilizamos o termo palavra-base para indicar a palavra central nas relações de determinação. Aquela que determina o maior número de palavras.