Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

O progresso favorável
 
Nas relações analisadas, o sentido para progresso e suas cognatas é regularmente favorável, mas observamos que os sentidos dessas palavras, no Brasil, produzem uma relação ambígua, estando ora como movimento, mudança, “adiantamento em sentido favorável”, ora como permanência, continuidade que também são afetados por desenvolvimento. Além disso, as palavras analisadas aparecem, antes da nona edição, sempre indicando um sentido favorável. Isso ocorre sem que sejam apresentados elementos de contradição, como a doença que progride, e que vai surgir nesse dicionário somente na nona edição, mesmo com esse elemento já estando disponível na língua portuguesa, como pode ser observado mais acima em Moraes.
Na sequência observaremos no Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa e no Dicionário da Língua Portuguêsa da Academia Brasileira de Letras se esses sentidos analisados no Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa são evidenciados nesses outros dicionários, se as relações observadas, de alguma forma, são reforçadas ou se novos sentidos são evidenciados.
 
Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa (1942-43)
 
            Nesse dicionário observamos a apresentação de oito palavras-entrada entre progresso e outras com a mesma raiz. Duas dessas palavras não constam no Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa[17] (PDBLP): progressismo e progressivamente. Quanto às que se repetem, algumas apresentam diferentes acepções. Vejamos essas diferenças.


[17] Como os nomes dos dicionários serão repetidos algumas vezes achamos abreviar seus nomes. Desse modo, nos referiremos ao Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa como PDBLP; ao Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa como GNDLP; e ao Dicionário da Língua Portuguêsa da Academia Brasileira de Letras, que analisaremos mais adiante, como DLP.