Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

O Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa (GNDLP) não traz diferenças nas acepções do verbete progredir, em relação ao PDBLP, mas são apresentados alguns exemplos relacionados às acepções desse verbete. Isso é uma diferença no modo de textualização do verbete em relação ao PDBLP, que não traz exemplos. Sendo que eles podem funcionar afetando as acepções de alguma forma, seja reforçando-as, especificando-as ou mesmo alterando seus sentidos. No caso observado nesse dicionário os exemplos reforçam o sentido das acepções.    
Uma possibilidade de reforço dos exemplos está nas relações estabelecidas para progredir no PDBLP, que produzem uma paráfrase apontando um sentido, sempre favorável, de movimento, de “adiantamento em sentido favorável”.
Nesse dicionário, a palavra progressão tem como acepções “desenvolvimento progressivo”; “progresso”; “continuação”, “sucessão”; “marcha ou movimento para diante”; “Mat. Série de números que derivam sucessivamente uns dos outros segundo uma mesma lei”. O verbete progressão apresenta ainda uma divisão em “subverbetes[18]” mostrando os diferentes tipos possíveis de progressão na ciência matemática. Ao estabelecer esta divisão, esses desdobramentos da palavra-entrada deveriam funcionar como uma relação homonímica, quando na verdade é apontado um novo sentido para progressão matemática que passa a significar, também, um aumento ou uma diminuição de “termos”, independente de ter uma constância.
Essas acepções apontam para progressão sentidos de movimento, de “desenvolvimento”, que são reforçados nesse dicionário pela determinação de progresso que não aparece no PDBLP. Há também um sentido de “continuação” determinando progressão, mas a divisão numérica separando as acepções em conjuntos de acordo com a significação que as diferencia de forma a desfazer a ambiguidade presente no PDBLP, em que não fica claro se “progredimento” e “continuação” são acepções que apresentam significações diferentes ou compreendem um mesmo sentido. Essas diferenças, aliadas à divisão de progressão em subverbetes, fazem com que, neste domínio seja reforçado para progressão o sentido de movimento, de desenvolvimento.
Nesse dicionário a divisão numérica entre as acepções aponta para “continuação” a mesma significação que “sucessão”, desse modo, essas palavras produzem um sentido de sequência, segmento, que podem estar relacionadas a movimento. Nas relações de determinação com progresso, “continuação” está na


[18] Utilizo este termo para me referir à divisão realizada no verbete progressão em que são apresentados os tipos de progressão: progressão aritmética, progressão ascendente, progressão descendente, progressão geométrica, progressão por diferença, progressão por quociente e suas acepções.