Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

Na sequência de verbetes está progresso, que nesse dicionário traz seis conjuntos de acepções, sendo que quatro desses conjuntos evidenciam cada um uma acepção presente no PDBLP. As acepções apresentadas no GNDLP são:
 
1. Marcha ou movimento para diante. 2. Desenvolvimento, continuação ou acrescentamento de um ser, de uma ação. 3. Vantagem obtida; bom êxito. 4. Adiantamento, aperfeiçoamento, melhoramento. 5. Aumento progressivo e gradual. 6. Movimento progressivo da civilização e das instituições políticas; tendência do gênero humano para a sua perfeição, para a felicidade. (FREIRE, 1942-43)
 
            Essas acepções mantêm para progresso, especialmente, os sentidos de “adiantamento em sentido favorável” e de “transformações da vida social”, indicando um movimento positivo/favorável. O sentido de progresso como “favorável” e as relações com o quadro sociológico, observados desde o PDBLP, são reforçados pelas acepções “vantagem obtida”, “bom êxito”, “aperfeiçoamento”, “melhoramento”, e também pela acepção “tendência do gênero humano para a sua perfeição, para a felicidade”.
            O sexto conjunto de acepções remete especificamente ao humano, ao social. Nessa medida, aponta o progresso como uma característica das “sociedades civilizadas” e que sejam dotadas de “instituições políticas”; indica também, o sentido de progresso como ligado à “perfeição” e à “felicidade”, cuja busca é uma característica inerente à espécie humana, uma tendência do ser humano às virtudes. Desse modo, o sentido de progresso aponta para o discurso teleológico psicológico, pois indica um fim, uma finalidade psíquica para o progresso.
            O progresso significa ainda como uma extensão, a partir do subverbete “progresso do tempo”, que é definido como “o decurso ou o correr do tempo”. Desse modo, o progresso do tempo é algo que ocorre naturalmente, é uma característica própria do tempo. Nesse caso, o progresso do tempo é algo que não pode ser evitado.
            As análises desenvolvidas até o momento permitem observar que o Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa aponta para a palavra progresso e suas cognatas um sentido positivo, em direção às mudanças e ao “adiantamento em sentido favorável”, e produz também, para o verbete progredir, um sentido de rompimento com o passado, significando uma forma necessária para que a sociedade possa progredir. Essa forma apresentada altera as relações com os movimentos da sociedade apresentados até o momento.