Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

Os verbetes analisados nesse dicionário apontam para a palavra progresso e suas cognatas os mesmos sentidos de movimento, de “transformações na vida social” e de “adiantamento em sentido favorável”, observados nos dicionários analisados anteriormente. Da mesma forma produzem também o sentido de movimento positivo, “favorável” para essas determinações.
Nesse dicionário as palavras-eixo são progredir e progresso e a palavra-base é progresso, o que pode estar evidenciando a posição dessa palavra como de maior aceitação e maior domínio pela sociedade, como foi evidenciado também no GNDLP e, em certo momento, no PDBLP[20].
 
Algumas considerações
 
Com o desenvolvimento desta análise, espero ter contribuído para uma nova reflexão sobre a constituição dos sentidos da palavra progresso e suas cognatas na relação da língua com a sociedade. Palavras que foram observadas em três dicionários produzidos na mesma época, mas que trouxeram diferenças importantes. Essas diferenças podem ser observadas na composição textual, pela quantidade de entradas apresentadas em cada dicionário (no PDBLP são seis; no GNDLP, oito; e no DLP, cinco), e também, e principalmente, nos sentidos apresentados nas determinações dessas entradas, que, mesmo nos casos em que as entradas são semelhantes, apresentaram sentidos diferentes.  
Essas relações, observadas em cada acontecimento enunciativo, apresentam sentidos que se repetem e sentidos que se deslocam, o que demonstra a produtividade das palavras na língua e os sentidos produzidos nessas relações que são enunciativas.
A observação da palavra progresso e suas cognatas nas relações com outras palavras que são apresentadas como que estabelecendo uma sinonímia, definindo-as, nos permitiu compreender o modo como ao se referir ao mesmo ele significa como diferente de si. Essas relações polissêmicas evidenciam os deslocamentos de sentido produzidos na enunciação dos dicionários analisados. Relações como as apresentadas


[20] À diferença do GNDLP e do DLP que apresentam somente uma edição, no PDBLP, que foram analisadas várias edições, foram observadas as palavras progredir e progresso como eixo, e a palavra progredir como base ao longo das primeiras edições, vindo, a partir da terceira edição, de 1942, a alterar esse domínio que, só então, passou a ter como palavra-base progresso.