Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

Interessa-nos compreender nesses dicionários monolíngues brasileiros como o sentido de uma palavra pode ser parafrástico e ser polissêmico, repetir e deslocar. Pensar este movimento contraditório traz para a análise, por exemplo, a possibilidade de compreender como a sociedade brasileira se significa na relação entre o progresso como movimento favorável, transformação positiva, ou como transformação negativa, ou ainda como continuação.
 
O Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
O Pequeno Dicionário – primeira e segunda edições (1938 - 1939[10])
 
A primeira publicação desse dicionário apresenta seis palavras-entrada com a raiz de progresso. São elas: progredimento, progredir, progressão, progressista, progressivo e progresso. A primeira palavra, em ordem alfabética, é progredimento. Essa palavra tem como acepção “ato ou efeito de progredir”, logo progredimento remete a progredir.
A palavra progredir, que vem na sequência, apresenta como acepções “caminhar para diante”, “avançar”, “desenvolver-se”, “ir aumentando”. Nesse conjunto é possível perceber um movimento em sentido favorável e também um sentido de movimento espacial que indica uma direção definida, “para diante”.
Em seguida está a palavra progressão que tem como acepções: “progredimento”; “continuação”; e uma terceira relacionada à Matemática, definindo “série de números ou têrmos entre cada um dos quais e o antecedente há uma razão constante”. Ao ser posta como sinonímia de progredimento, a palavra progressão, em uma das suas acepções passa a apresentar os sentidos contidos nas relações do termo que a determina. Nesse caso, o que determina progredimento determina também progressão. Então progressão traz como acepção “ato ou efeito de progredir” e, por conseguinte, o que progredir significa: uma direção favorável ao desenvolvimento.
Por outro lado, ao ser definida também como “continuação” a palavra progressão apresenta um movimento em duas direções, pois aponta tanto para o sentido de movimento adiante, de desenvolvimento, como indica um sentido em direção ao que


[10] Na segunda edição, de 1939, as definições apresentadas para todas as palavras analisadas permanecem sem nenhuma alteração, ocorre somente uma mudança na passagem da indicação de classe gramatical que na primeira edição que é de 1938, era “n.m.” (nome masculino) e na de 1939 é “s.m.” (substantivo masculino).