Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

retrogradou-se” (Rebêlo Da Silva);  “A vida aperfeiçoa-se e progride com a própria destruição dos antecedentes organismos” (Latino Coelho); “Ele progride nos seus estudos” (Aulete); “Ir aumentando”, todas essas definições estabelecem paráfrases com as acepções apresentadas no PDBLP e no DLP.
            O segundo verbete trazido pelo DLP, progressão, traz as seguintes acepções: “desenvolvimento progressivo”, “progresso”; “Continuação”, “sucessão”. Essas acepções apontam para progressão um sentido de movimento e de desenvolvimento. Nessas relações, assim como nas do GNDLP, não ocorrem ambiguidades, como ocorre com a acepção “continuação” no PDBLP, pois aqui as acepções são separadas em conjuntos, o que permite distinguir o sentido de cada conjunto. Desse modo, as determinações para progressão, presentes no DLP, significam para “continuação” as mesmas relações de sentido, de movimento e desenvolvimento, observadas nas demais acepções.
            O verbete cuja palavra-entrada é progressista apresenta uma diferença em relação aos dicionários anteriores. Nesse dicionário, progressista é “amigo do progresso”. Esse sentido de amigo traz para esta acepção a significação de um discurso psicológico, que apresenta uma relação com o dicionário anterior, representando uma simpatia, uma apreciação pelo progresso. Desse modo, não se trata de uma posição como favorável, mas de um sentimento que aponta para o progresso como benéfico.
            Esse dicionário apresenta para progressivo uma acepção que se difere das anteriores e faz parte do domínio da Língua Portuguesa. Considerado no que se refere à gramática, progressivo é aquele “que atua sôbre fonema seguinte (assimilação, dissimilação)”. Desse modo, esta acepção apresenta um sentido de transformação, de mudança, produzido pelas alterações por que passam as palavras, em seu interior, na relação com a dinamicidade da linguagem.
            No verbete progresso são observadas as acepções “marcha para frente”, “desenvolvimento”, “continuação”, “acrescentamento de uma ação”, “adiantamento”, “aperfeiçoamento”, “aumento gradual”, “movimento de melhoria da civilização”, “tendência para a perfeição, a felicidade, a riqueza, o bem-estar”.  Essas acepções constituem paráfrases das acepções presentes no verbete progresso trazido pelos outros dois dicionários analisados, o PDBLP e o GNDLP, pois mantêm os sentidos de “movimento”, de “adiantamento em sentido favorável” e ainda de uma capacidade unicamente humana relacionada às “transformações na vida social” em busca de bens materiais e de virtudes humanas e sociais.