Revista Rua


O "progresso" e a significação da sociedade em alguns dos primeiros dicionários monolíngües brasileiros
The "progress" and the significance of society in some of the first monolingual Brazilians dictionaries

Rosimar Regina de Oliveira

Nesse dicionário a palavra-base é progresso, pois a maioria das palavras analisadas se concentra em torno dela, é também a palavra-eixo, pois todas as outras significam em torno somente dela. Nesta direção, nesse acontecimento, são reforçadas as relações de determinação observadas no PDBLP, em que progresso é a palavra-base em todas as edições.
 
Dicionário da Língua Portuguêsa (1966)
 
Esse dicionário (DLP), organizado por Antenor Nascentes, apresenta menos verbetes que os dicionários anteriores, cujas palavras-entrada têm a mesma raiz que progresso, somente cinco. São elas: progredir, progressão, progressista, progressivo e progresso. Em relação ao PDBLP, o DLP não apresenta a palavra progredimento; quanto ao GNDLP, não traz as palavras: progredimento, progressismo, progressivamente.
            A primeira palavra-entrada deste dicionário é progredir. Ela tem apenas uma acepção: “marchar para a frente com presteza”, e que retoma, de certo modo, uma das acepções observadas no PDBLP (“caminhar para diante”), exceto por expressar a forma como se deve marchar: “com presteza”, o que não é exposto naquele dicionário. Desse modo, progredir, aqui no DLP, não significa apenas “marchar”, mas também que essa marcha deve ser realizada de uma maneira específica. Diferente disso, o GNDLP não traz a acepção “marchar”, mas apresenta, em um dos seus exemplos (“achando o caminho aberto progredira com mais rapidez” (Herculano)), uma forma específica como se pode progredir, rapidamente.
Nas definições para progredir o PDBLP traz “caminhar para diante” que tem como sentido um movimento em uma direção específica, para frente. Essa acepção estabelece uma paráfrase com a definição do PDBLP, mas à diferença deste dicionário, o PDBLP traz ainda mais definições: “avançar”; “ir aumentando”; “fazer progresso”; “evolver”; “rel. desenvolver-se”; “adiantar-se”. As definições apresentadas no GNDLP, apontam para o sentido de movimento: “Ir em progresso”; “avançar”, “prosseguir”: “achando o caminho aberto progredira com mais rapidez” (Herculano);  “deslumbrados com dois séculos de pacifico predomínio, adormeceram e pararam, quando fora de Portugal tudo caminhava e progredia” (Rebêlo Da Silva); “Fazer progressos”; “desenvolver-se”, “adiantar-se”; “Queria-se melhorar, mas em vez de progredir,