Revista Rua


Espaços urbanos como arenas de (trans)formações identitárias na literatura contemporânea
Urban spaces as arenas of identity (trans)formations in contemporary literature

Ricardo Sobreira

identitárias sobre as posições de sujeito de um trabalhador portorriquenho fictício durante momentos distintos da história americana (p.115-116). No caso do conto “Coalinga 1/2 Way”, essas três perspectivas de identidade enformam o progressivo declínio emocional de um pai de família (family man)americano comum.
Em virtude de se tratar de uma representação artística estilizada da forma como diferentes construtos instanciam-se ficcionalmente no texto literário, devemos colocar toda a questão temporal entre parênteses. Como sabemos, seria impossível que um único indivíduo da realidade empírica vivesse durante séculos para experienciar três das grandes alterações no paradigma social e histórico da identidade nos termos de Hall (1987, 1992). Na literatura, entretanto, tais “saltos” espaçotemporais são não apenas possíveis, mas também frequentes, sobretudo no universo imaginário de Shepard. Os contos e peças do autor americano caracterizam-se pela instalação e pela subversão de preceitos convencionais do realismo tradicional (cf. DEMASTES, 1987) e até mesmo pela incorporação de elementos da literatura fantástica (cf. McGHEE, 1993). Conforme já mencionamos, não podemos ler as referências espaço-temporais dos textos de Shepard apenas em sentido literal como se fossem dados empíricos, mas devemos também extrapolar esses referenciais uma vez que o espaço na obra do escritor possui um caráter emocional mítico e o tempo abarca a dimensão simbólica da jornada humana. Esse tratamento particular de aspectos temporais e espaciais permitem até a coexistência, muitas vezes na mesma cena ou na mesma passagem narrativa, de “versões” discrepantes de uma mesma personagem. Esperamos que essa abordagem contribua não para “congelar” temporalmente os espaços, mas para dar ao leitor uma visão da simultaneidade com que Shepard concebe as experiências das personagens vinculadas a lócus dramáticos onde incidem ao mesmo tempo diferentes temporalidades históricas.
 
3. Multiplicação/Dissolução de identidades em Shepard
 
“Coalinga 1/2 Way” (SHEPARD, 2002, p.11-18) é o segundo conto do livro Great Dream of Heaven. O texto — uma provável reelaboração de um microconto publicado em Motel Chronicles (1982, p.121) — narra a breve viagem do protagonista, que vai possivelmente da região de San Francisco, Oakland ou Sacramento, no estado da Califórnia, até Los Angeles. O interesse da história nessa jornada em particular deve-se ao fato de que o homem, cujo nome não é referido no texto, está deixando sua esposa